TÉCNICO/A DE CONTABILIDADE

TÉCNICO/A DE CONTABILIDADE

DATA PREVISTA

HORÁRIO

De 2ª feira a 6ª feira das 09:00 às 13:00 Horas e das 14:00 às 16:00 Horas

CENTRO DE FORMAÇÃO

WORKIT

DURAÇÃO

Aproximadamente 3700 Horas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Motivação e interesse para a área profissional de contabilidade e fiscalidade;

Entrevista;

Data de inscrição;
A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.

APOIOS/REGALIAS SOCIAIS

Bolsa de profissionalização;

Subsídio de alimentação;

Bolsa de material de Estudos;

Subsídio de acolhimento e alojamento;

Despesas de transporte;


A Workit reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Com o Curso de Aprendizagem em Técnico/a de Contabilidade pretende-se formar técnicos/as que organizem e efetuem o registo e o tratamento de dados contabilísticos de uma empresa ou serviço público.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Organizar e classificar os documentos contabilísticos da empresa ou serviço público;

Efetuar o registo das operações contabilísticas da empresa ou serviço público, ordenando os movimentos pelo débito e crédito nas respetivas contas, de acordo com a natureza do documento, utilizando aplicações informáticas e documentos e livros auxiliares e obrigatórios;

Contabilizar as operações da empresa ou serviço público, registando débitos e créditos;

Preparar, para a gestão da empresa ou serviço público, a documentação necessária ao cumprimento das obrigações legais e ao controlo das atividades;

Recolher dados necessários à elaboração, pela gestão, de relatórios periódicos da situação económico-financeira da empresa ou serviço público, nomeadamente, orçamentos, planos de ação, inventários e relatórios;

Organizar e arquivar todos os documentos relativos à atividade contabilística.

DESTINATÁRIOS

Formação de jovens para a obtenção de habilitações escolares do 12º ano e da qualificação profissional de nível IV com saída profissional em Técnico/a de Contabilidade.

METODOLOGIAS

As metodologias a adotar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.
A formação decorre na modalidade presencial, na qual a atividade formativa se desenvolve em sala, promovendo a interação permanente entre formando (a)/formador(a), privilegiando o grupo pedagógico enquanto elemento facilitador de aprendizagens e com grande incidência na componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho durante os 3 períodos do curso.
Face à situação atual os cursos irão desenvolver-se na modalidade de formação à distância através da sala virtual da Workit.
Os cursos de Aprendizagem estão estruturados pelas seguintes componentes de formação: Sociocultural, Científica, Tecnológica e Formação Prática em Contexto de Trabalho.

AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação são comunicados pelo/a formador/a no início da formação e específicos para cada ação/módulo.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é realizada no final de cada módulo.
A atribuição da categoria “Com aproveitamento” é feita em função do/a formando/a ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10.
O curso está organizado em 3 períodos de formação, sendo a avaliação realizada no final de cada período, com a emissão da pauta de avaliação.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é feita de forma contínua no cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e/ou exercícios propostos, nos momentos previamente anunciados.
Cabe ao/à formador/a comunicar previamente os critérios de avaliação e comunicar ao formando/a o resultado final.

CERTIFICAÇÃO

Após conclusão do curso, com duração média de 2 anos e 5 meses, será atribuída uma Dupla Certificação:
• Certificação Escolar de nível secundário (12ºano);
• Certificação Profissional de nível IV de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações.

NÍVEL DO CURSO

Nível IV.

CONDIÇÕES DE ACESSO

Jovens que devem reunir, cumulativamente, a idade e habilitações escolares que a seguir se indicam:
• Idade entre os 15 inferior a 29 anos
• 9º ano de escolaridade, sem conclusão do ensino secundário
Nota: Em situações excecionais poder-se-á admitir a integração de candidatos com idade igual ou superior a 29 anos em percursos formativos inseridos nos Cursos de Aprendizagem.

SITUAÇÃO FACE AO EMPREGO

Desempregado/a.