TÉCNICOA DE AÇÃO EDUCATIVA

TÉCNICO/A DE AÇÃO EDUCATIVA

DATA PREVISTA

HORÁRIO

De 2ª feira a 6ª feira das 09:00 às 13:00 Horas e das 14:00 às 16:00 Horas

CENTRO DE FORMAÇÃO

WORKIT

DURAÇÃO

3725 Horas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Motivação e interesse para a área profissional de serviço de apoio a crianças e jovens;

Entrevista;

Data de inscrição;
A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.

APOIOS/REGALIAS SOCIAIS

Bolsa de profissionalização: valor pago por hora assistida até ao máximo de 10% do IAS;

Subsídio de alimentação: 6,00 € / dia (Frequência mínima de 3 horas);

Bolsa de material de Estudos: atribuída de acordo com o escalão A ou B (Paga por cada período de formação);

Subsídio de acolhimento e alojamento: até ao máximo de 50% do IAS;

Despesas de transporte: valor do transporte público ou Subsídio de transporte até ao máximo de 15% do IAS.
Nota: O valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento, alojamento e subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.


A Workit reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Com o Curso de Aprendizagem em Técnico/a de Ação Educativa pretende-se formar técnicos/as capazes de cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação;

Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver;

Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos;

Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal;

Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições;

Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados;

Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens;

Registar e reportar superiormente ocorrências.

DESTINATÁRIOS

Formação de jovens para a obtenção de habilitações escolares do 12º ano e da qualificação profissional de nível IV com saída profissional em Técnico/a de Ação Educativa.

METODOLOGIAS

As metodologias a adotar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.
A formação decorre na modalidade presencial, na qual a atividade formativa se desenvolve em sala, promovendo a interação permanente entre formando (a)/formador(a), privilegiando o grupo pedagógico enquanto elemento facilitador de aprendizagens e com grande incidência na componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho durante os 3 períodos do curso.
Face à situação atual os cursos irão desenvolver-se na modalidade de formação à distância através da sala virtual da Workit.
Os cursos de Aprendizagem estão estruturados pelas seguintes componentes de formação: Sociocultural (775 Horas), Científica (350 Horas), Tecnológica (1100) e Formação Prática em Contexto de Trabalho (1500).

AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação são comunicados pelo/a formador/a no início da formação e específicos para cada ação/módulo.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é realizada no final de cada módulo.
A atribuição da categoria “Com aproveitamento” é feita em função do/a formando/a ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10.
O curso está organizado em 3 períodos de formação, sendo a avaliação realizada no final de cada período, com a emissão da pauta de avaliação.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é feita de forma contínua no cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e/ou exercícios propostos, nos momentos previamente anunciados.
Cabe ao/à formador/a comunicar previamente os critérios de avaliação e comunicar ao formando/a o resultado final.

CERTIFICAÇÃO

Após conclusão do curso, com duração média de 2 anos e 5 meses, será atribuída uma Dupla Certificação:
• Certificação Escolar de nível secundário (12ºano);
• Certificação Profissional de nível IV de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações.

NÍVEL DO CURSO

Nível IV.

CONDIÇÕES DE ACESSO

Jovens que devem reunir, cumulativamente, a idade e habilitações escolares que a seguir se indicam:
• Idade entre os 15 inferior a 29 anos
• 9º ano de escolaridade, sem conclusão do ensino secundário
Nota: Em situações excecionais poder-se-á admitir a integração de candidatos com idade igual ou superior a 29 anos em percursos formativos inseridos nos Cursos de Aprendizagem.

SITUAÇÃO FACE AO EMPREGO

Desempregado/a.