OPERADOR/A DE LOGÍSTICA – EFA B3

DATA PREVISTA

02 de fevereiro de 2022
Nota: a Workit reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

HORÁRIO

De 2ª feira a 6ª feira das 09:00 às 12:00 Horas de das 13:00 às 16:00 Horas

CENTRO DE FORMAÇÃO

DURAÇÃO

2060 Horas

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Motivação e interesse para a área da logística;
  • Entrevista;
  • Data de inscrição;
    A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.

APOIOS/REGALIAS SOCIAIS

  • Bolsa de formação: valor pago por hora assistida até ao máximo de 30% do IAS;
  • Subsídio de alimentação: 4,77 € / dia (Frequência mínima de 3 horas);
  • Subsídio de acolhimento: até ao máximo de 50% do IAS.
  • Despesas de transporte: valor do transporte público ou subsídio de transporte: até ao máximo de 15% do IAS;
  • Seguro de acidentes pessoais.
    Nota: O valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento, alojamento e subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.

OBJECTIVOS

Com o Operador/a de Logística pretende-se dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas necessárias para efetuar as operações de receção, preparação, armazenagem, expedição e inventariação de mercadorias.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

  • Efetuar as operações receção de mercadorias em armazém.
  • Efetuar a armazenagem das mercadorias no armazém e assegurar a sua manutenção e conservação.
  • Efetuar a preparação de encomendas
  • Participar na elaboração de inventários, executando atividades de identificação e de controlo das mercadorias e dos materiais.
  • Efetuar as operações de expedição de mercadorias.
  • Executar operações de movimentação, manobra e operação de empilhadores de acordo com as regras e normas estabelecidas.

DESTINATÁRIOS

Candidatos/as com interesse em adquirir competências na área da logística com idade compreendida entre os 18 e 64 anos e sem a conclusão do 9º ano de escolaridade.

METODOLOGIAS

Os princípios orientadores dos cursos EFA – designadamente, o reconhecimento, validação e certificação de competências previamente adquiridas, a
integração das componentes de formação de base e tecnológica e o desenvolvimento de processos reflexivos – pressupõem a implementação de um
quadro metodológico, baseado em estratégias pedagógicas flexíveis e na valorização das experiências de vida dos adultos, facilitador da aquisição e
desenvolvimento de competências.

As metodologias de formação sustentam-se em atividades integradoras, que apelam a competências já detidas pelos adultos e promovem a aquisição de novas, desenvolvendo capacidades de investigação, reflexão, análise crítica e resolução de problemas, num quadro de reconhecimento da aplicabilidade das aprendizagens realizadas.

As metodologias a adotar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.

A formação decorre na modalidade presencial, na qual a atividade formativa se desenvolve em sala, promovendo a interação permanente entre formando (a)/formador(a), privilegiando o grupo pedagógico enquanto elemento facilitador de aprendizagens e na realização da componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho.

AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação são comunicados pelo/a formador/a no início da formação e específicos para cada ação/módulo.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é realizada no final de cada módulo.
A atribuição da categoria “Com aproveitamento” é feita em função do/a formando/a ter atingido uma avaliação qualitativa designada “Validado”.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é feita de forma contínua no cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e/ou exercícios propostos, nos momentos previamente anunciados.
Cabe ao/à formador/a comunicar previamente os critérios de avaliação e comunicar ao formando/a o resultado final.

CERTIFICAÇÃO

Após o processo de avaliação e uma vez concluída a formação com aproveitamento, em todas as unidades de formação, será emitido um Certificado de Qualificações através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria nº 199/2011, de 19 de Maio, ficando associada ao Passaporte Qualifica – Registo Individual de Competências do/a formando/a.

NÍVEL DO CURSO

Nível II

CONDIÇÕES DE ACESSO

Adultos com idade entre os 18 e os 64 anos;
Com o 6º Ano concluída e sem conclusão do ensino básico (9º ano)

SITUAÇÃO FACE AO EMPREGO

Desempregado/a