FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

DATA PREVISTA

Maio de 2021

HORÁRIO

Pós-Laboral

CENTRO DE FORMAÇÃO

WORKIT

DURAÇÃO

90 Horas

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Motivação e interesse para a área profissional da logística;
  • Entrevista;
  • Data de inscrição;
  • A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.
CCP
CCP

OBJECTIVOS

O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, a atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática, nomeadamente ao nível da animação da formação, da conceção e elaboração de programas de formação e materiais pedagógicos, na gestão e coordenação da formação e na experimentação de novas abordagens e metodologias.

PROGRAMA

M1 – Formador: Sistema, Contexto e Perfil;
M2 – Simulação Pedagógica Inicial M3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação;
M4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas;
M5 – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação;
M6 – Recursos Didáticos e Multimédia;
M7 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem;
M8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens;
M9 – Simulação Pedagógica Final.

DESTINATÁRIOS

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, associados ao nível de qualificação escolar:
• Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;
• Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade;
• Possuir conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

METODOLOGIAS

A avaliação do curso será realizada em dois processos distintos, por um lado a avaliação da aprendizagem por parte dos/as formandos/as e por outro a avaliação do processo formativo. A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando/a ao longo da ação. Em cada módulo atender-se-á aos seguintes parâmetros: avaliação diagnóstica, avaliação formativa; participação e empenho nas sessões presenciais e à distância; simulações pedagógicas; teste sumativo; proposta de intervenção pedagógica.
A Avaliação do processo: Esta avaliação consiste no nível 1 da avaliação – «Avaliação da Satisfação» dos/as intervenientes. Todos/as os/as intervenientes preenchem o questionário de satisfação face às condições de realização da formação e face ao/à formador/a.
O/A formador/a avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos/as. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua da Agilizar.

CERTIFICAÇÃO

Esta formação confere a atribuição do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, permitindo acesso à atividade de Formador Certificado, com a emissão de certificado através do SIGO.

CONDIÇÕES DE ACESSO

  • Interesse e motivação para a realização da ação de formação;
  • Conhecimentos base de informática;
  • Situação profissional;
  • Expectativas e necessidades de formação;
  • Equipamento informático, preferencialmente computador, com acesso à Internet, microfone e câmara, que permita a participação ativa nas sessões síncronas, por videoconferência, na plataforma HumanPortal (em caso de e-learning).