FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

DATA PREVISTA

A definir

DURAÇÃO

90 Horas (56h online e 34h presenciais)

MODALIDADE

Formação Inicial

HORÁRIO

Pós-Laboral

LOCAL

Instalações da Workit e Plataforma HumanPortal

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Motivação e interesse;

Entrevista;

Data de inscrição;

A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.

OBJECTIVOS

O programa foi concebido para que, no final da formação, os/as futuros/as formadores/as, sejam capazes de:
Avaliar o perfil do/a formador/a face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico pedagógico e/ou organizacional.

PROGRAMA

M1 – Formador: Sistema, Contexto e Perfil;
M1 – Formador: Sistema, Contexto e Perfil;
M2 – Simulação Pedagógica Inicial;
M3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação;
M4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas;
M5 – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação;
M6 – Recursos Didáticos e Multimédia;
M7 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem;
M8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens;
M9 – Simulação Pedagógica Final.

DESTINATÁRIOS

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato b-Learning é dirigido a todos/as os/as que pretendam adquirir o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas (Ex. CAP Formador) para exercer a atividade de formador/a.

METODOLOGIAS

A avaliação do curso será realizada em dois processos distintos, por um lado a avaliação da aprendizagem por parte dos/as formandos/as e por outro a avaliação do processo formativo. A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando/a ao longo da ação. Em cada módulo atender-se-á aos seguintes parâmetros: avaliação diagnóstica, avaliação formativa; participação e empenho nas sessões presenciais e à distância; simulações pedagógicas; teste sumativo; proposta de intervenção pedagógica. A Avaliação do processo: Esta avaliação consiste no nível 1 da avaliação – «Avaliação da Satisfação» dos intervenientes. Todos/as os/as intervenientes preenchem o questionário de satisfação face às condições de realização da formação e face ao/à formador/a. Também o/a formador/a avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua da Workit.

CERTIFICAÇÃO

Esta formação confere a atribuição do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, permitindo acesso à atividade de Formador Certificado, com a emissão de certificado através do O curso é homologado pelo IEFP. No final da formação emitimos um certificado de formação através da plataforma SIGO.

PRÉ-REQUISITOS

Habilitações:

Curso superior (nível 6 ou equivalente) ou 12º ano de escolaridade, desde que tenha, no mínimo, 5 anos completos de experiência profissional devidamente comprovada.

Nota: em caso de possuir habilitações tiradas noutro país, estas têm de estar reconhecidas em Portugal (com equivalência atribuída).

Requisitos para a frequência do curso em regime B-Learning:

Conhecimentos base de informática

Equipamento informático com acesso à Internet, preferencialmente computador, com microfone e câmara.