FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

CAP-CCP.2025.001
INVESTIMENTO

125€

HORÁRIO

Pós Laboral

MODALIDADE

B-learning.
Formação Inicial.

DURAÇÃO

90 Horas (56h online e 34h presenciais).

REQUISITOS

Habilitações: Curso superior (nível 6 ou equivalente) ou 12º ano de escolaridade, desde que tenha, no mínimo, 5 anos completos de experiência profissional devidamente comprovada.
Requisitos para a frequência do curso em regime B-Learning:
Conhecimentos base de informática
Equipamento informático com acesso à Internet, preferencialmente computador, com microfone e câmara.
Nota: em caso de possuir habilitações tiradas noutro país, estas têm de estar reconhecidas em Portugal (com equivalência atribuída).

DESTINATÁRIOS

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato b-Learning é dirigido a todos/as os/as que pretendam adquirir o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas (Ex. CAP Formador) para exercer a atividade de formador/a.

PROGRAMA

M1 – Formador: Sistema, Contexto e Perfil;
M1 – Formador: Sistema, Contexto e Perfil;
M2 – Simulação Pedagógica Inicial;
M3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação;
M4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas;
M5 – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação;
M6 – Recursos Didáticos e Multimédia;
M7 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem;
M8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens;
M9 – Simulação Pedagógica Final.

CERTIFICAÇÃO

Esta formação confere a atribuição do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, permitindo acesso à atividade de Formador Certificado, com a emissão de certificado através do O curso é homologado pelo IEFP. No final da formação emitimos um certificado de formação através da plataforma SIGO.

OBJECTIVOS

O programa foi concebido para que, no final da formação, os/as futuros/as formadores/as, sejam capazes de:
Avaliar o perfil do/a formador/a face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico pedagógico e/ou organizacional.

AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação serão comunicados pelo/a formador/a no início da formação.