CERTIFICAÇÕES/HOMOLOGAÇÕES

DGERT-Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho

A certificação de uma entidade formadora é um reconhecimento global da capacidade da entidade executar formação profissional, de acordo com um referencial de qualidade específico para essa atividade. Este reconhecimento prossupõe que a entidade detenha uma estrutura formativa e a capacidade de desenvolver as diferentes fases do ciclo formativo, com uma intervenção especializada em determinadas áreas temáticas.

090 – Desenvolvimento pessoal
146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
222 – Línguas e literaturas estrangeiras
341 – Comércio
344 – Contabilidade e fiscalidade
345 – Gestão e administração
346 – Secretariado e trabalho administrativo
347 – Enquadramento na organização/empresa
481 – Ciências informáticas
482 – Informática na ótica do utilizador
523 – Eletrónica e automação
543 – Materiais
723 – Enfermagem
729 – Saúde – programas não classificados noutra área de formação
761 – Serviços de apoio a crianças e jovens
762 – Trabalho social e orientação
811 – Hotelaria e restauração
812 – Turismo e lazer
840 – Serviços de transporte
861 – Proteção de pessoas e bens
862 – Segurança e higiene no trabalho

VALES SIMPLIFICADOS

Comércio – Serviços de consultoria com vista à implementação de melhorias nas iniciativas empresariais de PME, com atividades económicas nos setores do comércio, serviços e restauração, nas áreas de inovação organizacional e gestão, criação de marcas e design, qualidade, economia digital e TIC
Economia Circular – Serviços de consultoria, sendo obrigatória a componente de diagnóstico de oportunidades, com vista à identificação de uma estratégia que conduza à adoção de planos empresariais de economia circular e visando a implementação de soluções que resultem da estratégia delineada para a economia circular, incluindo a implementação de sistemas de gestão de energia ISO 50001 e de gestão ambiental ISO 14001
Oportunidades de Internacionalização – Projetos individuais que visem a aquisição de serviços de consultoria na área da promoção de diagnósticos de oportunidades de internacionalização, bem como na assistência técnica para a implementação de recomendações de curto prazo (visitas de prospeção de mercados e feiras internacionais, missões de importadores).

IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional

Bolsa de Entidades Formadoras Externas.

Homologação Curso de Formação Inicial de Formadores.
O curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF) ou Formação de Formadores, é certificado pelo IEFP e permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas – CCP (Antigo CAP de Formador). Esta formação é destinada a indivíduos que possuam, no mínimo, o 9º ano de escolaridade, preferencialmente com uma qualificação de nível superior, e que pretendam vir a ser formadores profissionais certificados.

ACT-Autoridade para as Condições do Trabalho

Certificação da Formação Trabalhador Designado.

A Formação empregador/trabalhador designado/representante do empregador (para o desenvolvimento de atividades de segurança no trabalho) destina-se a formar empregadores e colaboradores interessados em desempenhar atividades de segurança no trabalho, adquirindo competências básicas, nomeadamente em matéria de segurança, saúde, ergonomia, ambiente e organização do trabalho, previamente validadas pela ACT.

Os cursos realizados, (possibilidade de realização de cursos “à medida”) são ministrados de forma integralmente assíncrona, ou seja, o formando não tem obrigação de estar online a determinado dia/hora. Todos os formandos dispõem de coaching/apoio personalizado e individual por parte do formador, que faz o acompanhamento à distância de atividades dentro do sector de cada formando e/ou interesse específico.

IMT-Instituído da Mobilidade e dos Transportes

A formação destina-se a todos aqueles que desempenham a função de Motorista de Transporte Coletivo de Crianças que pretendem renovar o Certificado.

Esta formação destina-se aos Motoristas que efetuem transporte de crianças ao serviço de empresas de transporte de passageiros, creches, jardins-de-infância, escolas, IPSS, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e pretendam renovar o respetivo cartão, ao abrigo da legislação em vigor..