ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/A – EFA B3
DATA PREVISTA
Ligar: 255 892 847
HORÁRIO
De 2ª feira a 6ª feira das 09:00 às 12:00 Horas de das 13:00 às 17:00 Horas
CENTRO DE FORMAÇÃO
WORKIT
DURAÇÃO
Aproximadamente 2000 Horas
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Motivação e interesse para a área administrativa e/ou secretariado;
Entrevista;
Data de inscrição;
A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.
APOIOS/REGALIAS SOCIAIS
Bolsa de formação;
Subsídio de alimentação;
Subsídio de acolhimento;
Despesas de transporte;
OBJECTIVOS
Com o Curso Assistente Administrativo/a pretende-se formar os/as formandos/as para executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Executar tarefas relacionadas com o expediente geral da empresa ou serviço público, de acordo com procedimentos estabelecidos, utilizando equipamento informático e equipamento e utensílios de escritório.
Preencher e conferir documentação de apoio à atividade comercial, designadamente documentos referentes a contratos de compra e venda (requisições, guias de remessa, faturas, recibos e outros), e documentos bancários (cheques, letras, livranças e outros).
Registar e atualizar, manualmente ou utilizando aplicações informáticas específicas da área administrativa, dados necessários à gestão da empresa, nomeadamente, os referentes ao economato, à faturação, vendas e clientes, compras e fornecedores, pessoal e salários, stocks e aprovisionamento.
Atender e encaminhar, telefónica ou pessoalmente, o público interno e externo à empresa ou serviço público, nomeadamente, clientes, fornecedores, e funcionários, eAm função do tipo de informação ou serviço pretendido.
DESTINATÁRIOS
Formação de adultos/as para a obtenção de habilitações escolares ao nível do 9 º ano e da qualificação profissional de nível II com interesse pela área administrativa.
METODOLOGIAS
Os princípios orientadores dos cursos EFA – designadamente, o reconhecimento, validação e certificação de competências previamente adquiridas, a
integração das componentes de formação de base e tecnológica e o desenvolvimento de processos reflexivos – pressupõem a implementação de um
quadro metodológico, baseado em estratégias pedagógicas flexíveis e na valorização das experiências de vida dos adultos, facilitador da aquisição e
desenvolvimento de competências.
As metodologias de formação sustentam-se em atividades integradoras, que apelam a competências já detidas pelos/as adultos/as e promovem a aquisição de novas, desenvolvendo capacidades de investigação, reflexão, análise crítica e resolução de problemas, num quadro de reconhecimento da aplicabilidade das aprendizagens realizadas.
As metodologias a adotar assentam numa ampla esfera indissociável de diversas técnicas e ferramentas, que serão ao longo da formação os pilares da aprendizagem.
A formação decorre na modalidade presencial, na qual a atividade formativa se desenvolve em sala, promovendo a interação permanente entre formando (a)/formador(a), privilegiando o grupo pedagógico enquanto elemento facilitador de aprendizagens e na realização da componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho.
AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação são comunicados pelo/a formador/a no início da formação e específicos para cada unidade.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é realizada no final de cada Unidade de formação.
A atribuição da categoria “Com aproveitamento” é feita em função do/a formando/a ter atingido uma avaliação qualitativa designada “Validado/a”.
A avaliação de conhecimentos dos/as formandos/as é feita de forma contínua no cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e/ou exercícios propostos, nos momentos previamente anunciados.
Cabe ao/à formador/a comunicar previamente os critérios de avaliação e comunicar ao formando/a o resultado final.
CERTIFICAÇÃO
Após o processo de avaliação e uma vez concluído o curso com aproveitamento, em todas as unidades de formação, será emitido um Certificado de Qualificações através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria nº 199/2011, de 19 de Maio, ficando associada ao Passaporte Qualifica – Registo Individual de Competências do/a formando/a.
NÍVEL DO CURSO
Nível II
CONDIÇÕES DE ACESSO
Adultos com idade entre os 18 e os 64 anos;
Com o 6º Ano concluído e sem conclusão do Ensino Básico (9º ano).
SITUAÇÃO FACE AO EMPREGO
Desempregado/a